Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos territórios no estudo da Antiguidade: considerações teóricas e análises documentais acerca da instrumentabilidade do passado indo-europeu, gaulês e galo-romano pelos grupos de direita e extrema direita na França (décadas de 80 e 90)

Processo: 05/56617-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Pedro Paulo Abreu Funari
Beneficiário:Glaydson José da Silva
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História antiga   Ideologia política   Antiguidade Clássica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Extrema Direita Francesa | Galia | Grecia | Historia Antiga | Roma

Resumo

A ascensão dos grupos políticos de extrema direita na Europa é um fenômeno político de desenvolvimento marcado, principalmente, pelo contexto do pós-guerra, intensificado pela década de 80 e pela queda do Comunismo. De designações diversas, esses grupos de radicalização política, comumente, aproximaram-se e aproximam-se, em suas propostas, de vertentes nacionalistas (e, mesmo, europeístas) e xenófobas. A Antigüidade Clássica (mas não só), não raro, esteve na origem das justificativas dessas propostas. No caso da França, objeto maior desse projeto de pesquisa, os usos do passado indo-europeu, grego, romano, gaulês e galo romano atenderam a uma certa instrumentalidade política por parte de círculos como o GRECE - Groupement de Recherche et d'Étude pour la Civilisation Européenne, o grupo articulado em tomo da Revista Terre et Peuple e partidos nacionalistas como o Front National e outros grupos de extrema direita e extrema direita radical. Mediante análises documentais e de uma crítica de bibliografia especializada, intentar-se-á buscar, com essa proposta de pesquisa, uma compreensão dessas apropriações do mundo antigo na sociedade francesa das décadas de 80 e 90, elegendo como fontes de pesquisa, documentação periódica, livros, programas e propostas desses grupos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)