Busca avançada
Ano de início
Entree

Disponibilidade de fosforo e metais pesados em latossolos tratados com biossolido para plantas de braquiaria (brachiaria brizantha).

Processo: 01/06020-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Maria Emilia Mattiazzo-Prezotto
Beneficiário:Karen Leyton
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Metais pesados   Biossólidos   Brachiaria   Fósforo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biossolido | Braquiaria | Fosforo | Metais Pesados

Resumo

O experimento foi montado em latossolos com diferentes teores de óxidos de ferro e argila, utilizando-se biossólido da ETE/Barueri/SABESP/SP, na quantidade correspondente a 361,7 t ha-1 do resíduo (base seca). Após a última incorporação do biossólido foi realizado o plantio de milho nos solos. Após a retirada do milho, realizou-se em março de 1998, o plantio de cana-de-açúcar, com a análise de caldo e folhas quanto ao teor de metais. Não foi observada a absorção de metais pesados tanto no milho quanto na cana, apenas pequeno acúmulo de Cu e Zn nas folhas das plantas tratadas com biossólido. Após a retirada da cana, fez-se a coleta e análise química dos solos, verificando-se uma pequena redução de pH. Em outubro de 1999, realizou-se o plantio de braquiária, e até o momento foram efetuados 3 cortes. Verificou-se uma tendência de acúmulo de Cu e Zn nas folhas das plantas dos solos tratados com biossólido, assim como a presença também de Ni. O objetivo do presente estudo é prosseguir o cultivo de braquiária, monitorando a absorção de metais pelas plantas, visto que está ocorrendo redução do pH ao longo do tempo e espera- se, portanto, que a liberação de metais no solo comece a ocorrer. A segunda proposta do presente estudo é avaliar o comportamento do fósforo adicionado a estes solos, através de extrações seqüenciais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)