Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da encapsulacao da (5alfa, 6 alfa)-didehydro-4,5-epoxy-17 methylmorphinan-3,6-diol (morfina) em silica mesoporosa ordenada (sba-15).

Processo: 09/52723-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Lucildes Pita Mercuri
Beneficiário:Elder Moscardini Fiho
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Morfina   Encapsulação   Análise térmica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adsorcao De N2 | Analise Termica | Encapsulacao | Morfina | Opiaceo | Sba-15

Resumo

A morfina faz parte de uma grande classe de compostos químicos de ocorrência natural chamados de alcalóides. Todas as drogas do tipo opiáceo ou opióide têm basicamente os mesmos efeitos no sistema nervoso central (SNC), ou seja, diminuem sua atividade. Essas drogas também são conhecidas como hipnoanalgésicas. Atualmente, buscam-se modos de encapsular drogas para avaliar a posteriori sua liberação a nível controlado propiciando ao paciente ingerir quantidades menores, proporcionando seu efeito por mais tempo. Na literatura, é visto que analgésicos, como morfina, são encapsulados em lipossoma (micelas) ou fixados em camadas de "adesivos" para a pele. Porém, sabe-se que o segundo modo não é tão eficaz por trazer desvantagens como não liberar quantidades suficientes para a intensidade momentânea da dor e por liberar o fármaco mesmo depois de removido para o organismo. Substâncias altamente ordenadas em escala nanométrica estão sendo largamente estudadas nos dias atuais, principalmente materiais mesoporosos ordenados tipo SBA-15 possuem uma rede de canais e poros de tamanho bem definido na escala nanométrica. Essa arquitetura particular de poros toma esses materiais adequados para encapsular uma Variedade de compostos na matriz da sílica, resultando em um material promissor para uma gama de aplicações, incluindo dispositivos magnéticos para liberação de drogas. Com base nesses relatos, esse y projeto de pesquisa tem como objetivo principal deste trabalho é estudar a encapsulação deste poderoso opióide em uma estrutura mesoporosa ordenada que é a sílica SBA-15. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)