Busca avançada
Ano de início
Entree

Luminoforos de terras raras com conversao ascendente e controle morfologico com potencial aplicacao em sistemas biologicos.

Processo: 01/06456-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2001
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2005
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Osvaldo Antonio Serra
Beneficiário:Ana Maria Pires
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Imunoensaio   Luminóforos   Terras raras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conversao Ascendente | Imunoensaio | Luminoforos | Terras Raras

Resumo

Em biologia e medicina, imunoensaios luminescentes utilizando marcadores luminescentes com alta sensibilidade óptica, seletividade, não geração de auto-fluorescência, compatibilidade com células vivas e estabilidade em ambiente aquoso e oxigenado na detecção de espécies macromoleculares específicas, tem revolucionado estas áreas. Os luminóforos de terras-raras tem tido muito interesse neste tipo de aplicação, principalmente com a introdução em imunoensaios da nova tecnologia de luminóforos com conversão ascendente (TLCA). Neste caso, os luminóforos utilizados quando iluminados por radiação na região do IV apresentam emissão anti-Stokes de luz na região do visível. Além de alta eficiência de conversão ascendente, o luminóforo deve apresentar características morfológicas adequadas, i.e., forma e tamanho semelhantes, com partículas na faixa de 100 a 400 nm ou ainda o menor possível. O objetivo deste projeto, então, consiste na implantação de uma nova linha de pesquisa envolvendo a TLCA nas áreas de Ciências e de Biomedicina. Serão preparados luminóforos que apresentem conversão ascendente, forma esferoidal e distribuição estreita de tamanho, na faixa de 100 a 200 nm ou menor, a partir de precursores a base de (Gd/Y)0HC03 dopado ou não com combinações dos ativadores Yb3+, Er3+, e Tm3+, os quais serão testados em imunoensaios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)