Busca avançada
Ano de início
Entree

A recepcao da tradicao classica no brasil: a questao da arquitetura nos discursos de felix-emile taunay na academia imperial de belas artes.

Processo: 05/56366-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Elaine Cristina Dias
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoclassicismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Academia De Belas Artes | Arquitetura No Brasil | Grandjean Demontigny | Historia Da Arte - Sec Xix | Imitacao Da Natureza | Neoclassicismo

Resumo

Este projeto tem por objetivo a pesquisa sobre a recepção da tradição clássica no Brasil, dentro da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro, no século XIX. Um conjunto de discursos proferidos pelo diretor da instituição e pintor de paisagem Félix-Émile Taunay (1834 a 1851), despertaram a atenção para a existência de uma unidade teórica classicista proposta por Taunay, responsável pelas bases necessárias à construção de seu modelo de ensino. Além da estrutura didática, essa unidade teórica dirigia-se fortemente para a classe de Arquitetura, considerada a primeira das artes a ser plenamente desenvolvida naquela instituição e também na sociedade carioca a partir do emprego de seus arquitetos. Na elaboração deste método, Taunay apóia-se no exemplo grego como modelo a ser imitado, o qual oferecia os meios para a fundação de uma "escola brasileira". Introduzia na Academia a teoria de Winckelmann na imitação das estátuas gregas como modelo ideal de perfeição, ao mesmo tempo em que tentava dar à Arquitetura uma importância primordial em relação às outras artes. Estabelece, por conseguinte, uma relação com as teorias artísticas italianas como aquela de Vitrúvio e, posteriormente de Alberti e Vasari na Itália e ainda com o método francês da Académie Royale d'Architecture. Propomos o estudo das fontes que moldaram o ensino artístico, desvendando a construção teórica de Taunay assim como o papel da Arquitetura neste processo. Objetiva-se a análise deste programa didático que introduz sistematicamente os preceitos da tradição clássica no Brasil, numa relação direta ao Projeto Temático Cicognara, que nos possibilitará essa compreensão através de todo o aparato teórico ali reunido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)