Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de filmes finos de TiO2 nanoestruturados para fotodegradação de algumas anilinas

Processo: 05/00178-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Jorge Moreira Vaz
Beneficiário:Liana Key Okada Nakamura
Instituição-sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes finos   Fotocatálise heterogênea   Dióxido de titânio

Resumo

Os estudos para uso de TiO2 em sistemas fotocatalíticos para descontaminação de águas e tratamento de efluentes têm aumentado significativamente. Entretanto a grande maioria das aplicações propostas emprega o TiO2 na forma de pó, o que acarreta em etapas extras de filtração além da produção de resíduo durante os processos de tratamento. Dessa forma a melhor alternativa é a imobilização do TiO2 em suportes inertes, no entanto isso pode acarretar numa diminuição de sua atividade fotocatalítica. Nesse sentido a alternativa mais atraente para imobilização de TiO2 tem sido por meio de filmes finos preparados pelo processo sol-gel. Portanto, a proposta deste trabalho é imobilizar filmes finos de TiO2 preparados por dip coating para aplicação em processos defotodegradação de algumas anilinas, em um reator tubular de fluxo contínuo e volume constante, utilizando fontes de radiação na faixa do visível e ultra-violeta.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIANA KEY OKADA NAKAMURA; JORGE MOREIRA VAZ. Influência do tipo de ácido e tempo de envelhecimento na atividade fotocatalítica de filmes finos de TiO2. Química Nova, v. 34, n. 7, p. 1173-1176, 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.