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Conciliacao familia e trabalho: a perspectiva da crianca sobre o cotidiano familiar.

Processo: 08/53132-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Regina Helena Lima Caldana
Beneficiário:Maria Tereza de França Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cuidado Dos Filhos | Divisao De Tarefas | Entrevista Com Criancas | Familia | Trabalho

Resumo

A família é algo muito antigo, porém, paradoxalmente é algo muito novo, já que ela se remodela e transforma segundo a sociedade em que está inserida. Na Idade Média e no Brasil colonial, a família tinha apenas a função de transmitir a vida, bens e nome, sem maiores vínculos de afetividade. Com a sociedade burguesa surge o sentimento de infância e a família passa a se organizar em tomo da criança. A manutenção da família burguesa se dá com o pai como provedor financeiro e a mãe como responsável pelas tarefas domésticas e educação das crianças. Esta estrutura é transformada quando a mulher passa a trabalhar fora do lar e o cuidado das crianças é destinado a outros. Assim sendo, este trabalho tem como objetivo conhecer melhor como é a situação da família em termos da divisão das tarefas domésticas, e do contato e convivência entre pais e filhos, sob a perspectiva da criança, em situações em que ambos os pais exercem profissão fora do ambiente doméstico. O referencial teórico metodológico utilizado será o da Rede de Significações, constituindo-se em um estudo de natureza qualitativa, tendo na entrevista realizada com crianças o material empírico. Essas entrevistas serão chamadas de "conversas", sendo uma mescla de entrevista semi-estruturada tradicional com desenhos e jogos. Utilizaremos três participantes, entre 6 e 10 anos, com os quais realizar-se-ão três encontros temáticos. Também serão feitas entrevistas semi-estruturadas com os pais. Todas as entrevistas serão gravadas e transcritas na íntegra, e analisadas qualitativamente. (AU)

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