Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos da biologia de "charinus sp" (arachnida: amblypygi) da gruta olhos d'agua (mg) com enfase em comportamentos reprodutivos e agonisticos.

Processo: 02/02919-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Comportamento Animal
Pesquisador responsável:Pedro Gnaspini Netto
Beneficiário:Marcella Sobral
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/04686-4 - Biologia comparada de insetos e aracnídeos com ênfase em grupos com representantes cavernícolas, AP.TEM
Assunto(s):Amblypygi   Comportamento agressivo   Cavernas   Reprodução
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amblypygi | Caverna | Charinidae | Charinus | Comportamento Agonistico | Reproducao

Resumo

Os amblipígeos são organismos semelhantes às aranhas. Suas principais características diagnosticas são o primeiro par de pernas extremamente longo e delgado, usado como apêndice sensorial, e o pedipalpo fortemente armado. Possuem hábito noturno, sendo encontrados sob folhas, rochas e cascas de árvores, e também em cavernas. Foi recentemente descoberta uma espécie troglóbia (restrita ao ambiente cavemícola) do gênero Charinus, na Gruta Olhos d'Água (Itacarambi, Minas Gerais). Essa espécie ainda não foi descrita e apresenta uma população grande associada ao teto da galeria do rio da referida caverna. Como é restrita ao ambiente cavemícola e como foram estudadas outras espécies do gênero provenientes do ambiente epígeo, pode-se efetuar uma análise comparativa buscando detectar diferenças que poderiam ter surgido como resultado da restrição da espécie no ambiente subterrâneo. Dessa forma, pretende-se estudar aspectos da biologia dessa espécie no laboratório, dando-se ênfase aos comportamentos reprodutivos e agonísticos. Para tal, serão efetuados pareamentos entre indivíduos de mesmo sexo e de sexos opostos e observados e filmados seus comportamentos. Por isso, será efetuada, inicialmente, uma análise da morfologia da região genital de exemplares fixados, para verificar se existem diferenças entre os sexos, o que permitirá identificar o sexo do animal vivo no momento de efetuar os pareamentos. Também serão efetuadas observações esporádicas na gruta de origem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)