Busca avançada
Ano de início
Entree

Dificuldade de aprendizagem em criancas com epilepsia benigna da infancia com pontas centrotemporais: estudo evolutivo neuropsicologico.

Processo: 07/56551-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Gloria Maria de Almeida Souza Tedrus
Beneficiário:Amanda de Vicente Machado
Instituição-sede: Centro de Ciências da Vida. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cognição

Resumo

Resumo: A epilepsia benigna da infância com pontos centrotemporais (EBICT) é a forma mais comum de epilepsia da infância e corresponde a aproximadamente 25% das epilepsias na idade escolar. A evolução é benigna com remissão das crises ao redor dos 15-18 anos de idade, mas uma proporção considerável das crianças, na fase ativa da epilepsia, pode apresentar dificuldades de aprendizagem e disfunções cognitivas. Poucas pesquisas abordaram os aspectos evolutivos neuropsicológicos, particularmente relacionados à dificuldade escolar, nesta síndrome epiléptica. Assim o objetivo desse estudo é avaliar os aspectos evolutivos do desempenho escolar e correlacioná-los aos aspectos clínico-eletroencefalográficos, em crianças com EBICT durante o segmento, de aproximadamente 18 meses após a primeira avaliação, em crianças com EBICT. Serão estudados cerca de 25 crianças, de 8 a 13 anos de idade, com EBICT, segundo a Classificação Internacional das síndromes epilépticas, que já participaram de avaliação anterior. Os procedimentos serão: anamnese, questionário para os país e professores, exame neurológico. Teste de Desempenho Escolar, Escala Wechsler de Inteligência (WISC-III), inventário de Edinburgh, EEG digital e quantitativo. Os achados clínicos, eletroencefalográficos e do desempenho escolar dessas crianças serão comparados com os realizados das mesmas crianças, em pesquisa anterior e serão feitas as análises estatísticas paramétricas ou não-paramétricas adequadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)