Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao proteica em celulas tubulares distais de rim de cao (mdck) expostas a cristais de oxalato de calcio.

Processo: 01/03422-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2001
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica
Pesquisador responsável:Nestor Schor
Beneficiário:Thiago Trovati Maciel
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Expressão de proteínas   Nefrolitíase
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Tubulares | Expressao Proteica | Mdck | Nefrolitiase

Resumo

O oxalato de cálcio (CaOx) é o principal componente presente nos cálculos urinários. Tais cristais interagem de maneira específica com células tubulares renais, desencadeando um processo de resposta celular proliferativa, com alterações na transcrição genética e viabilidade celulares. Nossos estudos preliminares demonstraram claramente que a expressão protéica é alterada pela incubação de cristais de CaOx. O objetivo do trabalho em questão é continuar a análise de tal expressão protéica, na tentativa de identificar quais proteínas têm sua expressão alterada, bem como a relação desta na interação entre células tubulares e cristais de CaOx no contexto dos cálculos renais. As células serão cultivadas e tratadas com CaOx (Campos e cols, Nephron 81:393-397, 1999), lisados celulares serão preparados e a análise da expressão protéica será efetuada será efetuada por métodos de eletroforese em gel de poliacrilamida e cromatografia líquida de rápida performance (FPLC), em colunas de troca iônica e gel filtração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)