Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação da instabilidade genética em tumores de cabeça e pescoço através da metodologia de FISH (Hibridação Fluorescente In Situ)

Processo: 99/04082-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1999
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Silvia Regina Rogatto
Beneficiário:Luciana Caricati Veiga Castelli
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias   Neoplasias de cabeça e pescoço   Cromossomos   Hibridização in situ fluorescente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cabeca E Pescoco | Cancer | Citogenetica Interfasica | Cromossomos | Fish

Resumo

O câncer é basicamente uma doença de origem genética onde ocorrem danos no DNA, provocando alterações nos mecanismos de controle da proliferação celular. Os carcinomas de cabeça e pescoço representam o sexto tipo de câncer mais freqüente no mundo, sendo que 90% deles são de células escamosas. A taxa de sobrevivência de cinco anos para pacientes com carcinomas de células escamosas de cabeça e pescoço é uma das mais baixas entre os principais cânceres, e não tem aumentado durante os últimos anos. Esses tumores apresentam grande heterogeneidade, como perdas e ganhos de cromossomos. A técnica de hibridação fluorescente "in situ" (FISH), utilizada tanto em células metafásicas quanto em células interfásicas, identifica cromossomos, detecta anormalidades cromossômicas ou a localização de seqüências específicas. O objetivo deste trabalho é pesquisar aneuploidias, através da técnica de FISH, em metáfases e núcleos interfásicos desses tumores, utilizando-se sondas específicas para os cromossomos 5,7,16 e 17. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)