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A escola como objeto de estudo da ciência da educação no Brasil (1990-2005)

Processo: 08/00873-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Administração Educacional
Pesquisador responsável:Graziela Zambão Abdian
Beneficiário:Daniele Aparecida Russo
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Administração escolar   Organização escolar   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Administração da Educação | ciência da educação | escola como objeto de estudo | Administração escolar; organização escolar

Resumo

O objetivo central da pesquisa é realizar o levantamento, junto às editoras comerciais e universitárias, de títulos publicados (livros) em primeira edição na década de 1990 e meados de 2000, os quais privilegiam a escola como objeto central de estudo da Ciência da Educação e o mapeamento da referida produção. Após proceder à leitura preliminar e mapeamento dos trabalhos, a investigação pretende analisar dois deles, sendo o primeiro da década de 1990 e o segundo da década de 2000. A opção será efetuada mediante recorte baseado nos dois tipos de estudos que, segundo Canário (1996), focalizam a escola - os estudos sobre a identidade da escola e os estudos sobre a eficácia da escola. Parte-se do pressuposto que a escola emerge como objeto de estudo da Ciência da Educação (a partir de 1990) e ganha grande importância nas pesquisas da área da Administração da educação. Desta forma, a intenção é contribuir, ainda que singelamente, com a organização e sistematização da produção em Administração da educação no Brasil.

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