Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise genotipica e fenotipica de isolados de streptococcus mutans proveninete de diferentes nichos da cavidade bucal de criancas com carie rampante e livres de carie.

Processo: 07/54497-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Marcia Pinto Alves Mayer
Beneficiário:Daniela Mercaldi Zacarias da Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Técnica de amplificação ao acaso de DNA polimórfico   Cárie dentária   Streptococcus mutans
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acidogenicidade | Aciduricidade | Carie Dental | Diversidadel | Rapd-Pcr | Streptococcus Mutans

Resumo

Streptococcus mutans apresenta como características de virulência, entre outros fatores; a capacidade de produzir polissacarídeos extracelulares a partir da sacarose, que participam do processo de formação do biofilme dental, e conferem maior cariogenicidade ao biofilme, e de produzir ácidos a partir de carboidratos, e sobreviver em condições de pH ácido. Em estudo anterior, demonstramos que cepas da bactéria isoladas de indivíduos com atividade de cárie (CA) são mais frequentemente resistentes ao stress ácido do que cepas isoladas de indivíduos livres de cárie (CF). Também a capacidade de formação - de biofilme das cepas de CA foi maior do que entre cepas de CF. No entanto, não foram detectadas cepas apresentando simultaneamente estas características, que permitiriam a sua maior adaptação a um ambiente de alto desafio cariogênico. Assim, o presente estudo têm como objetivo avaliar a formação de biofilme e a suscetibilidade a ácidos de isolados de S.mutans, de crianças com grande consumo de sacarose, com alta prevalência de cárie. Serão analisadas amostras obtidas de cinco crianças, com 5-8 anos. As amostras de S.mutans serão isoladas da saliva, superfície lingual e biofilme dental sobre esmalte hígido e lesão de cárie. Após a identificação da espécie, ~ os isolados serão submetidos a genotipagem por AP-PCR, e amostras representativas de cada um dos genótipos serão analisadas quanto a capacidade de formação de biofilme e resistência ao choque ácido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)