Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao de areas prioritarias para a conservacao do dominio atlantico usando lianas neotropicais (bignonieae, bignoniaceae).

Processo: 08/54378-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Botânica Aplicada
Pesquisador responsável:Lúcia Garcez Lohmann
Beneficiário:Dayane Tarabay
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bignoniaceae   Conservação   Bignonieae   Diversidade genética   Complementaridade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bignoniaceae | Bignonieae | Complementaridade | Conservacao | Diversidade Filogenetica | Dominio Atlantico

Resumo

Riqueza de espécies é uma medida de diversidade muito utilizada em trabalhos de conservação. No entanto, ela pode não ser a medida mais indicada para o estabelecimento de prioridades para conservação pois admite que todas as espécies são Iguais. Por conta disso. Índices que levam em conta o grau de parentesco filogenético entre espécies foram propostos. O presente trabalho visa aplicar diferentes índices de diversidade e utilizar espécies da tribo Bignonieae como modelo para seleção de áreas prioritárias para a conservação no Domínio Atlântico. A área de estudo está entre as regiões mais diversas e ameaçadas do mundo e carece urgentemente de um plano estratégico para a sua conservação. A região será dividida em células de 100 km2 utilizando o programa ArcGIS 9.0, e três índices serão calculados para cada célula: (1) riqueza de espécies; (2) grau de parentesco filogenético e; (3) grau de endemismo. Para tal, será utilizado um banco de dados compilado por Lohmann, onde constam as coordenadas geográficas das espécies da tribo Bignonieae ocorrentes ao longo do Domínio Atlântico. Para as espécies a serem analisadas contamos com uma fitogenia recente, a qual servirá como base para o cálculo da diversidade filogenética (PD). A seleção de áreas prioritárias para conservação será feita de duas maneiras: 1) através de uma análise simples das células com os maiores valores absolutos para cada índice e 2) através do método da complementaridade. Os resultados de todas as análises serão discutidos de uma forma ampla visando contribuir com dados importantes para o estabelecimento de um plano de conservação para a área como um todo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)