Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade do emprego do teste da luz ultravioleta sobre uma fracao especifica de amostras de milho, para triagem da contaminacao com aflatoxina.

Processo: 01/14576-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Eduardo Micotti da Gloria
Beneficiário:Camila Brossi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Milho   Contaminação   Fluorescência   Eficiência   Aflatoxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aflatoxina | Contaminacao | Eficiencia | Fluorescencia | Milho

Resumo

Frente ao problema de contaminação de milho no Brasil com micotoxinas, especialmente as aflatoxinas, produtores e comerciantes enfrentam a dificuldade de disponibilidade de uma técnica rápida e economicamente viável. O procedimento que utiliza a técnica da luz ultravioleta, como instrumento de triagem de amostras possivelmente contaminadas com aflatoxinas, com níveis acima de 20 ng/g, permite a visualização e detecção dos pontos com fluorescência amarelo-esverdeada brilhante, indicadores de contaminação. Esta técnica, realizando uma triagem das amostras com maior possibilidade de estarem contaminadas, permite a redução do número total das amostras a serem submetidas à análise posterior por um método de imunodiagnóstico, reduzindo assim, o dispêndio econômico por parte das empresas. Uma vez que, esta técnica não apresenta 100% de eficiência, podendo apresentar resultados falso positivos e falso negativos, este projeto tem como objetivo, estudar a viabilidade de- aumentar a eficiência da técnica da luz ultravioleta na triagem de amostras contaminadas com aflatoxinas, através da detecção dos pontos com fluorescência amarelo- esverdeada brilhante, em uma fração especifica da amostra de milho constituída de grãos imaturos, quebrados fermentados até 1/4 e prejudicados por diversas causas, defeitos estes definidos pela classificação oficial de milho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)