Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos materiais para eletro-oxidação de compostos orgânicos: oxidação do etanol em ânodos de titânio recobertos com óxidos de irídio (Ti/IrO2)

Processo: 97/00339-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1998
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Adalgisa Rodrigues de Andrade
Beneficiário:Carlos Henrique de Vasconcelos Fidelis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrocatálise   Etanol
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrocatalise | Eletrosintese Organica | Novos Materiais | Oxido De Iridiio

Resumo

O presente projeto visa a aplicação de métodos eletroquímicos para estudar a viabilidade de catálise heterogênea do óxido de irídio depositado sobre titânio metálico na oxidação do etanol. Embora o óxido de irídio apresente uma boa versatilidade como material eletrocatalisador a utilização deste óxido em eletrossíntese orgânica é praticamente inexistente. Estudos prévios realizados em nosso laboratório demostraram que o óxido de irídio tem um efeito similar ao óxido de rutênio apresentando a vantagem de ter uma área superficial maior e, portanto, as correntes observadas são maiores. O presente estudo tem por objetivo ampliar os dados apresentados na literatura sobre a utilização dos ADE em eletrossíntese orgânica. Além disto, sendo o Brasil um grande produtor de etanol, rotas economicamente viáveis que produzam materiais com custo mais elevado introduz uma alternativa bastante interessante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)