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Aquisição de Perguntas-QU de Longa Distância no Português Brasileiro.

Processo: 09/02512-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Elaine Bicudo Grolla
Beneficiário:Celina Hanna Cardoso Omori
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aquisição da linguagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição do Português Brasileiro | Cópia-QU | Elemento-QU D-linked | Movimento-QU | Movimento-QU Parcial | Perguntas-QU de longa distância | Aquisição de Linguagem

Resumo

Considerando a Teoria de Princípios e Parâmetros de Chomsky (1981), o presente estudo propõe investigar a aquisição de perguntas-QU de longa distância (LD) no português brasileiro (PB).Reproduzindo a técnica de elicitação de sentenças utilizada com sucesso em estudos anteriores, serão aplicados testes semanais em uma creche da Universidade de São Paulo para a coleta de dados de crianças de 3;0 a 6;0 anos. Os dados adquiridos na observação do funcionamento da estrutura em PB serão comparados com estudos de outras línguas como o inglês, o espanhol e o holandês, visando descobrir se em PB a aquisição de perguntas-QU de longa distância também é caracterizada por um estágio intermediário de produção sistemática de estruturas não adultas, conhecidas como movimento-QU parcial e cópia-QU, refletindo o uso de formas lingüística oferecidas pela Gramática Universal (GU) que não são atestadas na língua adulta do inglês, espanhol, holandês e eventualmente do português brasileiro. A constatação de tais estruturas não adultas na aquisição do PB reafirmará a hipótese de que as crianças não adquirem as formas lingüísticas apenas baseadas em suas experiências, mas que também produzem outras opções gramaticais acessíveis na Gramática Universal.O projeto coletará informações que possibilitarão analisar esta estrutura em PB, contribuindo com novas descobertas e/ou reafirmações do que já foi atestado em pesquisas anteriores.O objetivo de analisar as estruturas de perguntas-QU de longa distância do português brasileiro trará dados inéditos, já que são poucos os estudos sobre o tema no país. Incluindo-se em uma vasta bibliografia estrangeira acerca da investigação das perguntas-QU, tal estudo ampliará a visão de como esse fenômeno, considerado bastante complexo e desconhecido, funciona em PB adulto e de que forma é adquirido nos primeiros anos de aprendizagem lingüística por um falante de primeira língua PB.

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