Busca avançada
Ano de início
Entree

EFEITO DA COMPOSIÇÃO LIPÍDICA NOS MECANISMOS DE REGULAÇÃO DA ATIVIDADE E FUNÇÃO DA Na,K-ATPase

Processo: 07/03435-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica de Processos e Sistemas
Pesquisador responsável:Pietro Ciancaglini
Beneficiário:Carolina Fortes Rigos
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Proteolipossomos   Estrutura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:calorimetria DSC e ITC | Estrutura | K-ATPase | Na | proteolipossomos | regulação da enzima | subunidades | Química de Macromoléculas (Proteínas de membranas)

Resumo

O projeto pretende correlacionar os mecanismos de controle da atividade da Na,K-ATPase com a organização intermolecular (oligomerização/agregação) e o estado de fase dos lipídeos da membrana. Será estudada a modulação da atividade da enzima em diferentes microambientes lipídicos (colesterol, fosfolipídeos e esfingolipideos) como um mecanismo de regulação e transdução entre enzimas que não compartilham intermediários metabólicos comuns (biosinalização). E ainda correlacionar estes possíveis estados com a enzima solubilizada e reconstituída em lipossomos e determinar parâmetros cinéticos de ligação.Cabe ressaltar que em trabalhos anteriores foi mostrado que a atividade da Na,K-ATPase pode ser afetada por gangliosídios e outros glicoesfingolipídios, os quais, em pequenas proporções, induzem à mudanças consideráveis do estado mesomórfico e topológico dos fosfolipídios nas biomembranas. Devido à dependência da atividade ATPase com seu estado conformacional, do seu estado de oligomerização e bem como a organização dos lipídios, é muito provável que possa ocorrer a modulação da sua atividade devido ao efeito que estes lipídios e/ou enzimas causam sobre a estrutura e dinâmica da interface da membrana vizinha à Na,K-ATPase. Estes efeitos não têm sido estudados até o presente momento com um enfoque Bioquímico-Biofisico integrado.É um projeto de pesquisa multidisciplinar original, com potencial de desenvolvimento científico para todos os pesquisadores envolvidos. Além disso, poderá trazer significativos benefícios para a formação de recursos humanos com uma maior originalidade resultante da combinação e intercâmbio de diferentes abordagens conceituais e metodologias complementares (CD, fluorescência, calorimetria, cinética enzimática, espalhamento de luz, etc, todas técnicas que estarão disponíveis em nosso Departamento de Química da FFCLRP-USP).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)