Busca avançada
Ano de início
Entree

A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles e suas ressonâncias na arte brasileira

Processo: 08/51713-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Domingos Tadeu Chiarelli
Beneficiário:Eliane Pinheiro da Silva
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica de arte   História da arte   Pinturas (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anna Bella Geiger | Candido Portinari | Critica | Glauco Rodrigues | Historia Da Arte No Brasil | Victor Meirelles De Lima

Resumo

O projeto tem como intuito conhecer as relações estabelecidas entre a pintura "Primeira missa no Brasil", de Victor Meirelles, e o meio artístico brasileiro, considerando o momento de sua criação, bem como as ressonâncias provocadas nos artistas formados pela Academia Imperial de Belas Artes e os diálogos buscados pelos artistas modernos e contemporâneos com a obra em questão. O processo de criação da "Primeira missa no Brasil" envolveu um forte diálogo com o projeto de nação brasileira proposto pelo II Império, tocando em algumas questões relevantes a esse projeto, tais como a formação de uma identidade nacional. Outro aspecto fundamental a ser analisado é o da constituição de uma tradição artística que, assim como o projeto de nação brasileira, tinha por modelo a tradição européia. Mas, ao lado desse modelo, esteve muito presente, a partir da segunda metade do século XIX, a preocupação em acrescentar-lhe uma coloração local, em criar uma identidade entre o cânon artístico e os elementos físicos e humanos do Brasil. Atentando para o modo como tais questões foram abordadas nas obras pesquisadas, seja por meio da temática ou de questões formais, interessará indagar sobre como essa imagem foi algumas vezes retomada no quadro da arte brasileira quando o assunto em debate foi a problemática da identidade nacional. Para isso será considerado, como principal método de análise, a iconologia, tomando como referência algumas pesquisas realizadas em tomo do Instituto Warburg. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)