Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo de morte celular decorrente da interação entre macrófagos e conídios de Trichophyton rubrum

Processo: 10/07836-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2010
Vigência (Término): 31 de julho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Sandro Rogerio de Almeida
Beneficiário:Fábio Seiti Yamada Yoshikawa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Piroptose   Macrófagos   Micologia

Resumo

As dermatofitoses são micoses que afetam tecido queratinizados e tem etiologia diversa. O Trichophyton rubrum é o principal dermatófito antropofílico, capaz de suprimir e evadir mecanismos imunes, sendo ainda refratário à terapêutica atual.Os macrófagos são células da imunidade inata capazes de fagocitar os conídios de T.rubrum, mas não de eliminá-los. Pelo contrário, o fungo leva à morte celular dos macrófagos ocorrendo a produção de citocinas como IL-10 e TNF-± e uma menor expressão de moléculas do MHC classe II e co-estimulatórias, mas o mecanismo exato de morte celular ainda não foi elucidado.A piroptose consiste em um processo de morte celular que é dependente da atividade de caspases, similarmente ao que ocorre na apoptose, porém apresenta um marcante caráter inflamatório (geração de IL-1²), à semelhança de processos como a oncose.É possível que o processo de morte celular induzido pelo T.rubrum possa se dar por mecanismos piroptóticos. Contudo, não existem estudos prévios que evidenciem tal hipótese como verdadeira. O presente projeto de pesquisa visa estudar o mecanismo de morte celular decorrente da interação entre conídios de T.rubrum e macrófagos sob a luz dos conhecimentos recentes sobre a piroptose.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMADA YOSHIKAWA, FABIO SEITI; FERREIRA, LUCAS GONCALVES; DE ALMEIDA, FERNANDO GONCALVES; DE ALMEIDA, SANDRO ROGERIO. An In Vitro Model for the Study of the Macrophage Response Upon Trichophyton rubrum Challenge. Mycopathologia, v. 182, n. 1-2, SI, p. 241-250, FEB 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.