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(re)significando a avaliacao na educacao infantil (4 a 6 anos): a crianca como centro da acao avaliativa.

Processo: 03/03614-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Gilza Maria Zauhy Garms
Beneficiário:Aline Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Desenvolvimento infantil   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento Infantil | Educacao Infantil | Ensino Regular | Ldb (Lei 9394/96) | Pratica Avaliativa | Professor

Resumo

A avaliação no contexto pré-escolar é aplicada de forma distorcida no que se refere à observação e acompanhamento da criança pequena (4 à 6 anos). Adota-se, na educação infantil, modelos da prática avaliativa tradicional do ensino regular que utiliza-se dos mecanismos de controle e classificação. Assim, o modelo de avaliação presente na pré-escola é de caráter classificatório reduzindo a prática avaliativa ao mero preenchimento de fichas de comportamento ou elaboração de pareceres descritivos padronizados ao final de determinados períodos. O desenvolvimento pleno da criança é prejudicado, pois o ensino não é centrado nesta, mas voltado para o julgamento de resultados. Dessa forma, faz-se necessário re-significar a avaliação infantil, proporcionando à criança o acompanhamento e a oportunização ao seu desenvolvimento pleno. Para isto, analisar-se-á a prática avaliativa nas instituições pré-escolares, principalmente no que se refere a aplicabilidade ou não da Lei 9394/96. A investigação será realizada em situação de observação direta -in loco- nas classes de educação infantil (pré-escola) da rede municipal de Presidente Prudente selecionadas por v amostragem (20% do total). Para a realização da pesquisa serão feitas entrevistas com coordenadoras e professoras e concomitantemente a estas serão realizadas observações diretas com registros cursivos das aulas assistidas. (AU)

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