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O adolescente em conflito com a lei e seu processo de escolarizacao

Processo: 08/58008-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Marina Rezende Bazon
Beneficiário:Renata Martins Ferrari
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Escolas   Trajetórias   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abordagem Biografica | Adolescencia | Conflito Com A Lei | Escola | Processo De Escolarizacao | Trajetorias

Resumo

A relação entre o adolescente em conflito com a Lei e a escola caracteriza-se, em geral, por indicadores negativos, como defasagem e evasão. Seu processo de escolarização, contudo, o pouco conhecido: como foi se construindo sua relação com a escola e seus agentes e, principalmente, como o próprio adolescente percebe sua história relacionada à escolarização, a organiza e a explica, são questões importantes e merecem investigações. Desta forma, este projeto de pesquisa tem por objetivo descrever o processo de escolarização de adolescentes em conflito com a lei, por meio de uma abordagem de história de vida, pela qual buscar-se-á também compreender como variáveis relacionadas à vivência escolar do adolescente podem ter participado da construção do problema de envolvimento com o ato Infracional, a partir da percepção dos próprios adolescentes e da de agentes institucionais que tiveram participação no processo em foco, ligados aos diferentes estabelecimentos educacionais pelos quais os adolescentes passaram. O estudo será, portanto, de natureza qualitativa, adotando uma abordagem biográfica e tendo como pano de fundo o referencial do interacionismo simbólico. Para tanto, realizar-se-ão entrevistas com Os adolescentes e com agentes da educação que tiveram contato com estes adolescentes, ao longo do tempo, bem como realizar-se-ão análises dos documentos escolares a que se tiver acesso, relativos a cada um dos adolescentes, nos diferentes estabelecimentos por eles freqüentados (creche, pré-escola, ensino fundamental e médio). Estima-se que o número de adolescentes cujas histórias serão pesquisadas gire em torno de 06. Esses serão recrutados em um Programa de Semi-Liberdade implementado na cidade de Ribeirão Preto - SP. Para a análise, recorrer-se-á à análise de conteúdo, cruzando-se todos os dados coletados; o foco, entretanto, estará na visão dos adolescentes sobre o tema, sendo os demais dados importantes para a complementação e o enriquecimento das interpretações que se vier a fazer sobre o material, na medida em que se concebe que a visão do adolescente foi se construindo nas interações estabelecidas, sendo essas contingenciadas sócio-historicamente. (AU)

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