Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de parametros metabolicos e da expressao de proteinas do ciclo celular em glandulas parotidas de ratos resistentes a insulina.

Processo: 08/54623-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Roberto Bosqueiro
Beneficiário:Danilo Candido Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Resistência à insulina   Glândula parótida   Dexametasona   Ciclo celular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo Celular | Dexametasona | Glandula Parotida | Resistencia A Insulina

Resumo

Os glicorticóides, visto seu potente efeito imunossupressor e anti-inflamatório, são amplamente utilizados na prática clínica. Porém, dependendo da dose e/ou tempo de administração podem induzir à resistência periferia à insulina (RI) e diabetes tipo 2. Esses hormônios exercem efeitos no metabolismo e em glândulas endócrinas, através da dimuição da captação de glicose pelos tecidos periférios e aumento da produção de glicose hepática, A insulina é um hormônio essencial para o crescimento e manutenção dos tecidos. Estudos mostram características insulino-dependentes em glândulas salivares, pela presença de receptores de insulina e de fator de crescimento (IGF-1R) nesses tecidos, além da redução do volume das parótidas em ratos diabéticos. O desenvolvimento celular é caracterizado por etapas cíclicas, que são reguladas por proteínas CDKs e ciclinas, Defeitos e/ou mal funcionamento celular podem desencadear cascata apoptótiea, e consequentemente a morte celular. Esse projeto tem por finalidade unir as abordagens voltadas ao metabolismo glicêmico com a fisiologia da glândula salivar, propondo uma investigação das proteínas envolvidas no controle do ciclo celular à glândula parótida. Para tanto, será utilizado um modelo de RI induzida por dexametasona administrada por 10 dias, seguido de diversos estudos, como crescimento dos animais, ingestão alimentar, glicose sanguínea, insulina sérica, glicogênio, gordura hepáticas, ipITT, ipGTT e análise da expressão de proteínas chave do ciclo celular por Western blot. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)