Busca avançada
Ano de início
Entree

Consultas psicológicas: serviço de Clínica Psicológica Dr. Durval Marcondes do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP)

Processo: 06/00693-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Eliana Herzberg
Beneficiário:Débora Chammas
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicoterapia breve   Tratamento psicológico   Clínica médica   Clínica psicanalítica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atendimentos Breves | Psicoterapia Breve | Recepcao E Triagem Psicologica | Consultas Psicológicas em Clínica-Escola

Resumo

O objetivo do projeto é desenvolver um Serviço de Consultas Psicológicas na Clínica Psicológica 'Dr. Durval B. Marcondes` do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. A necessidade de desenvolver um Serviço com características específicas, surgiu em função da constatação da impossibilidade de dar conta da grande demanda por atendimento através dos canais mais tradicionais (triagem, processo psicodiagnóstico e psicoterapias) da Clínica. Tal Serviço constitui-se de uma forma delimitada de atendimento que pode propiciar por um lado atenção ao cliente e por outro estender a um maior número de clientes a possibilidade de receber essa atenção (ser atendido). Por se tratar de Clínica-Escola, ligada à Universidade, o projeto também visa contribuir para a formação clínica dos alunos de graduação, pós-graduação e especialização nessa modalidade de intervenção psicológica. Parte desse projeto foi iniciada no final de 2003, quando foi elaborado um breve questionário sobre as expectativas dos clientes na sala de espera, quanto ao atendimento psicológico e também foi feito atendimento (focal) segundo referencial psicanalítico, para alguns clientes “excedentes” da triagem tradicional. Foram aplicados 90 questionários e atendidos 8 clientes, com número variável de entrevistas (máximo de 5). Os dados obtidos através dos questionários bem como dos atendimentos foram analisados e resultados preliminares parecem indicar a viabilidade dessa proposta considerando-se tanto a infra-estrutura da Clínica, como a grande receptividade quanto a essa modalidade de atendimento por parte dos clientes. Pretende-se ampliar o número de atendimentos e através da análise qualitativa e quantitativa (índices obtidos através da aplicação do questionário e outros do próprio atendimento psicológico, tais como grau de adesão ao atendimento, desistência) dos dados, avaliar o alcance e as limitações desse tipo de atendimento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)