Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do gênero no volume intra-oral máximo

Processo: 08/58805-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Roberto Oliveira Dantas
Beneficiário:Weslania Viviane do Nascimento
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Anatomia   Estudos de gênero   Motricidade orofacial   Deglutição   Ingestão de líquidos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Degluticao | Genero | Motricidade Orofacial | Teste De Ingestao De Agua

Resumo

A deglutição é uma função complexa que o corpo não pode deixar de realizar, mesmo que esta cause grande dispêndio de energia. Ela pode ser influenciada pela consistência, volume e temperatura do bolo deglutido e também de características anatômicas, da integridade e do comportamento de músculos e nervos e do recipiente utilizado. Diversos estudos revelam diferenças anatômicas e funcionais entre homens e mulheres durante a dinâmica da deglutição e propõem o teste de ingestão de água para analisar esta diferença. O objetivo do presente estudo é analisar a capacidade intra-oral máxima de cada indivíduo, através do teste de ingestão de água modificado, e levando-se em conta as diferenças anatômicas entre homens e mulheres, e ainda, a influência do peso, da altura, da idade e do número de elementos dentários. O teste de ingestão de água modificado consiste na sucção livre de água à temperatura ambiente, através de canudo para milk-shake Plastifer®, até o máximo da capacidade da cavidade oral, antes que o líquido passe para a faringe e antes que seja desencadeada a deglutição. A água estará em um recipiente graduado, possibilitando a verificação do quanto foi ingerido. Cada voluntário repetirá três (3) vezes o teste de ingestão, dando-se um intervalo de 30 segundos entre cada teste, e a partir dessas três medidas, extrairemos a média dos volumes coletados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WESLANIA VIVIANE DO NASCIMENTO; RACHEL DE AGUIAR CASSIANI; ROBERTO OLIVEIRA DANTAS. Efeito do gênero, da altura corporal e da etnia nas medidas antropométricas orofaciais. CoDAS, v. 25, n. 2, p. 149-153, . (08/58805-6)