Busca avançada
Ano de início
Entree

Criopreservacao de espermatozoides da cauda do epididimo de bovinos abatidos em matadouros. grad.12/2010

Processo: 09/50251-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2009
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Ines Cristina Giometti Ceda
Beneficiário:Patricia de Mello Papa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Criopreservação   Congelamento   Motilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Congelacao | Criopreservacao | Diluente | Espermatozoides Epididimarios | Motilidade | Touro

Resumo

A pesquisa tem criado oportunidades extraordinárias para o domínio dos processos reprodutivos e desenvolvimento da produção animal, pela conservação de material genético dos animais e pela possibilidade de observar os processos in vitro, sem comprometer o bem-estar do animal, nem a vida do embrião. A criopreservação dos gametas masculinos ó uma biotecnologia de grande importância em programas de melhoramento animal, já que permite a preservação do material genético de animais com genética superior e permite a obtenção de maior número de descendentes deste animal. Porém, esta biotecnologia apresenta sucesso limitado quando ocorre a morte do animal e a coleta de espermatozóides não pode mais ser realizada. Desta forma, os espermatozóides do epidídimo, se não perderem sua viabilidade na congelação, podem representar uma importante maneira para a proliferação de genes de animais valiosos e raros que já morreram. O objetivo deste trabalho é avaliar a motilidade e a integridade da membrana plasmática dos espermatozóides do epidídimo de bovino, utilizando diferentes meios de criopreservação. Para tanto, os espermatozóides do epidídimo serão divididos em quatro grupos: grupo 1 (diluente para lavagem sem Sperm-Talp e meio de congelação Tris), grupo 2 (diluente para lavagem com Sperm-Talp e meio de congelação Tris), grupo 3 (diluente para lavagem sem Sperm-Talp e meio de congelação Botubov®) e grupo 4 (diluente para lavagem com Sperm-Talp e meio de congelação Botubov®). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAPA, PATRICIA M.; PAPA, FREDERICO O.; OLIVEIRA, LETICIA A.; GUASTI, PRISCILLA N.; CASTILHO, CALIE; GIOMETTI, INES CRISTINA. Different extenders in the cryopreservation of bovine epididymal spermatozoa. Animal Reproduction Science, v. 161, p. 58-63, . (09/50251-4)