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A atuacao do psicologo na rede publica de educacao frente a demanda escolar: concepcoes, praticas e inovacoes.

Processo: 06/56523-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Aline Morais Mizutani Gomes
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Queixa escolar   Psicologia escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atuacao Profissional | Psicologia Escolar | Queixa Escolar

Resumo

As pesquisas realizadas e os relatos de trabalhos no campo da Psicologia Escolar e Educacional demonstram que muito se avançou na direção de uma psicologia escolar crítica. Ocorre que este avanço está restrito a atuações e práticas cujo foco encontra-se, preferencialmente, nas discussões gestadas no campo acadêmico. Coloca-se, portanto uma questão: como tem se dado a apropriação desses conhecimentos produzidos pela academia por aqueles profissionais que se encontram na rede pública? Que mudanças nas concepções e nas ações têm acontecido, considerando-se a discussão existente na área de psicologia escolar e educacional a respeito da atuação profissional em uma perspectiva crítica? O objetivo geral deste projeto é, portanto, identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos. Para tanto, realizaremos, em uma primeira etapa da pesquisa, um amplo levantamento em municípios do estado de São Paulo junto a psicólogos que atuam na área de Educação, por meio de um questionário sobre as práticas profissionais realizadas. A análise desses questionários será realizada visando identificar as práticas psicológicas veiculadas nos serviços psicológicos de atendimento às escolas na rede pública de Educação. (AU)

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