Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao professor-aluno na escola estadual paulista em regime de progressao continuada: concepcoes dos alunos.

Processo: 03/13791-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Mathias Glens
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Psicologia escolar   Progressão continuada   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Etnografia | Pesrspectiva Discente | Progressao Continuada | Psicologia Escolar | Relacao Professor/Aluno

Resumo

A presente pesquisa visa conhecer como o aluno de 5ª série do ensino público paulista concebe a relação professor-aluno, no contexto de uma escola em Progressão Continuada. Visa, ainda, entender a relação entre essas concepções discentes e a política educacional atual, já citada. Para tanto, o pesquisador irá acompanhar, por meio de um estudo de caso etnográfico, uma classe de 5ª série do Ensino Fundamental. O trabalho de campo compreenderá: observações em sala de aula, levantamento dos documentos escolares dos alunos, bem como de bibliografia pertinente sobre a relação professor-aluno; e entrevistas com os referidos alunos (individualmente ou em grupo). A análise de dados será feita por meio da construção de categorias que se articulam com o campo e com a teoria, baseando-se em aspectos recorrentes, discrepantes, complementares, contraditórios, ausentes, etc. É importante ressaltar que este estudo faz parte de um projeto de pesquisa maior, que compreenderá mais dois outros, de mesma orientação teórico-metodológica, mas que enfocarão outras séries do Ensino Fundamental. A articulação destes três estudos será freqüente e intensa com o objetivo de traçar uma perspectiva mais ampla acerca da relação professor-aluno, na concepção discente, que tem sido tão pouco ouvida na pesquisa educacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)