Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao professor-aluno na escola estadual paulista em regime de progressao continuada: concepcoes dos alunos.

Processo: 03/13790-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2004
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Sérgio Paes de Barros
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Psicologia escolar   Progressão continuada   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Etnografia | Perspectiva Discente | Progressao Continuada | Psicologia Escolar | Relacao Professor/Aluno

Resumo

Esta pesquisa investigará como o aluno concebe, vivência e idealiza a relação professor-aluno. Será realizada com estudantes do 3ª ano do Segundo Ciclo do Ensino Fundamental, no contexto de uma escola pública paulista no regime de Progressão Continuada. A relação entre as concepções discentes e a política educacional também será considerada e analisada. Visando um acompanhamento que possibilite uma vivência participante na escola, esta pesquisa inspirar-se-á no método etnográfico, cujo trabalho de campo compreenderá: observações em sala de aula; levantamento dos documentos escolares dos alunos, bem como de bibliografia pertinente sobre a relação professor-aluno; e entrevistas com os alunos (individualmente e em grupo). A análise de dados será feita por meio da construção de categorias que se articulam com o campo e com a teoria, baseando-se em aspectos discrepantes, complementares e contraditórios. É importante ressaltar que este estudo faz parte de um projeto de pesquisa maior, que compreende mais dois outros, de mesma orientação teórico-metodológica, mas que enfocarão outras séries do Ensino Fundamental. A articulação destes três estudos será freqüente e intensa com o objetivo de traçar uma perspectiva mais ampla acerca da relação professor-aluno, na concepção discente, que tem sido tão pouco ouvida na pesquisa educacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)