Busca avançada
Ano de início
Entree

A relacao professor-aluno na escola estadual paulista em regime de progressao continuada: concepcoes dos alunos.

Processo: 03/13789-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2004
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marilene Proença Rebello de Souza
Beneficiário:Renato Mori Rodrigues
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Etnografia   Psicologia escolar   Progressão continuada   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | Etnografia | Perspectiva Discente | Progressao Continuada | Psicologia Escolar | Relacao Professor/Aluno

Resumo

A pesquisa tem como objetivo conhecer como o aluno de 4ª série do ciclo II do ensino fundamental público paulista concebe a relação professor-aluno, no contexto de uma escola em Progressão Continuada e entender a relação entre essas concepções e a política educacional citada. O pesquisador ira empreender um trabalho de campo, de inspiração etnográfica que compreenderá: observações na sala de aula; levantamento dos documentos escolares dos alunos, bem como de bibliografia pertinente sobre a relação professor-aluno; e entrevistas com os referidos alunos (individualmente ou em grupo). A análise dos dados será feita por meio da construção de categorias que se articulam com o campo e com a teoria, baseando-se em aspectos recorrentes, discrepantes, complementares, contraditórios, ausentes, etc. O presente estudo faz parte de um projeto de pesquisa maior, que compreenderá mais dois outros, de mesma orientação teórico-metodológica, mas que enfocarão outras séries do Ensino Fundamental (a 1ª e a 3ª do ciclo II). Haverá articulação e diálogo entre os três trabalhos com o objetivo de ampliar a perspectiva sobre a relação professor-aluno na visão discente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)