Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento bioquimico, citologico e imunologico do liquido pleural e sangue de coelhos submetidos a instilacao intrapleural de iodo povidone.

Processo: 07/51509-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lisete Ribeiro Teixeira
Beneficiário:Vivian Helena Pedroso Ribeiro
Instituição Sede: Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/55599-8 - Incursão clínica e experimental na cavidade pleural, AP.TEM
Assunto(s):Bioquímica   Citocinas   Derrame pleural   Pleurodese
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioquimica | Citocinas | Derrame Pleural | Iodo Polvidine | Pleurodese

Resumo

Pleurodese química é a terapêutica utilizado principalmente no derrame pleural maligno recidivante, quando a sínfise entre os folhetos pleurais se faz necessária, A escolha do agente esclerosante para a pleurodese, ainda hoje é motivo de controvérsia. O esclerosante Ideal deve ter custo reduzido, facilmente encontrado, fácil manipulação e esterilização; reduzida morbidade e nenhuma mortalidade. Até o presente momento não dispomos de um agente considerado ideal. Entre os esclerosantes mais utilizados, incluem-se o talco, a doxiciclina e a bleomocina. O iodo povidine é um anti-séptico tópico que tem sido referido em estudos clínicos, com pequeno número de pacientes estudados, como sendo um agente esclerosante promissor. Não existem estudos experimentais que avaliem os mecanismos inflamatórios envolvidos após a instilação desta droga na cavidade pleural. O objetivo deste estudo é avaliar o comportamento bioquímico, citológico e imunológico do líquido pleural e sangue de coelhos submetidos à instilação intrapleural de iodo povidone. 50 coelhos serão submetidos a instilação pleural de iodo povidine ou solução salina. Após 6,24,48 e 72 horas e 7 dias os animais serão eutanasiados e líquido pleural e sangue será coletado para análise de glicose, desidrogenase lática, proteína, citologia, IL-8, TGF e VEGF. A análise estatística será realizada comparando-se os grupos, através do cálculo das médias e dos desvios - padrão e os resultados obtidos analisados estatisticamente segundo critérios clássicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)