Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de treinamento para promover competencia social em criancas e seus professores no ambiente escolar.

Processo: 04/09256-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2006
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Beneficiário:Márcia Helena da Silva Melo
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competencia Social | Intervencao Preventivas | Relacionamento Infantil

Resumo

Sabe-se que interações negativas com colegas, pais e professores estão associados com problemas como a delinqüência, abuso de drogas e fracasso escolar. Desta forma, reconhece-se a importância de se delinear procedimentos específicos para intervenções preventivas que interrompam a escalada em direção à delinqüência, na vida adulta, envolvendo, sobretudo os adultos que participam ativamente da vida da criança. Este projeto de pesquisa tem por objetivo treinar psicólogos (ou alunos do quinto ano do curso de psicologia) para atuar no ambiente escolar, promovendo competências em crianças, prevenindo, assim, comportamentos anti-sociais. Participarão do estudo 10 psicólogos e/ou alunos do quinto ano do curso de psicologia. A intervenção envolverá um treinamento com base no programa delineado por Melo (2003) e constará de duas etapas. Primeiramente, os psicólogos e/ou alunos serão submetidos ao treino de procedimentos para intervir na comunidade e posterior aplicação destes com professores do ensino fundamental. Para tanto, serão adotados instrumentos de verificação direta e indireta do comportamento, antes e após a intervenção. Pretende-se, com este estudo, contribuir para ampliar as possibilidades de intervenções fora do consultório além de atender as necessidades daqueles que possam se beneficiar da aplicação do conhecimento da Psicologia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)