Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise dos esqueletos subadultos de san pedro de atacama: influencia do imperio tiwanaku no estilo e na qualidade de vida biologica atacamenha.

Processo: 03/03695-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Walter Alves Neves
Beneficiário:Pedro José Tótora da Glória
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Osteologia   Bioantropologia   Arqueologia   Deserto de Atacama
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arqueologia | Bioantropologia | Deserto De Atacama | Norte Do Chile | Osteologia | Populacao Pre-Historica

Resumo

A região do deserto de Atacama, norte do Chile, possui condições propicias para a conservação arqueológica. A grande quantidade de esqueletos bem preservados vem permitindo um intercâmbio rico entre estudos bioantropológicos e arqueológicos. Dentro desse contexto, o presente estudo concentra-se nos esqueletos humanos subadultos de San Pedro de Atacama em quatro períodos distintos: anterior à influência do império Tiwanaku, auge da influência Tiwanaku, fase final da influência Tiwanaku e posterior à influência Tiwanaku. O universo amostral é de 96 esqueletos subadultos (menores de: dezoito anos) de três cemitérios diferentes: Solcor -3, Coyo -3 e Quitor - 6; a datação dessem cemitérios varia de 250 até 1240 D.C.. A hipótese a ser testada neste estudo é de que houve uma melhoria significativa na qualidade de vida biológica na região de San Pedro de Atacama durante a influência Tiwanaku. A coleta dos dados foi feita por W. Neves e M.A, Costa nas décadas de oitenta e noventa, e a informação está contida em fichas osteológicas A análise dos esqueletos humanos subadultos será feita utilizando-se quatro marcadores ósseos: traumas patologias infecciosas inespecíficas, patologias nutricionais e marcadores dentais. O cronograma do projeto prevê a realização, nos primeiros seis meses, da análise de patologias infecciosas inespecíficas e nutricionais e, nos últimos seis meses, de traumas e marcadores dentais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)