Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposição de um experimento didático para o ensino de Planejamento Fatorial em cursos de graduação em química

Processo: 10/09552-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Edenir Rodrigues Pereira Filho
Beneficiário:Paula de Freitas Rosa Remiro
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiometria   Planejamento fatorial   Espectrofotometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:espectrofotometria | Experimento didático | Graduação em Química | Planejamento fatorial | Quimiometria

Resumo

O ensino de quimiometria vem se difundindo nas diversas instituições de ensino superior, porém, a ausência de experimentos didáticos torna-se um desafio para o professor desta área do conhecimento. Assim, neste plano de pesquisa propõe-se a elaboração de um experimento didático para abordar os temas ministrados na disciplina de quimiometria, para que os alunos tenham na prática acesso a realização de um planejamento fatorial. Para o desenvolvimento desta pesquisa utilizar-se-á a reação indicadora de oxidação do Tiron pelo peróxido de hidrogênio para identificação de Co em soluções aquosas. Os experimentos serão efetuados com a utilização da espectrofotometria UV-Vis. Deste modo, o desenvolvimento desta pesquisa poderá proporcionar o oferecimento de uma metodologia de experimento didático para alunos de graduação em química.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)