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Dilemas Sociais: Avaliação da eficácia de campanhas públicas com diferentes perspectivas da relação custo/benefício.

Processo: 10/10630-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Leandro Leonardo Batista
Beneficiário:José Luiz Gomes Júnior
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Comunicação de risco
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autointeresse | Campanhas públicas | comunicação de risco | Conscientização do eleitor | Dilema social | Saúde Pública | Campanhas públicas

Resumo

Prevenção de doenças e uso consciente do voto são apenas dois dos exemplos dos tipos de campanhas públicas que se caracterizam por apresentar um problema que demanda ações individuais para uma solução que visa o bem do grupo, podendo representar para o indivíduo um esforço maior do que o benefício conseqüente. Sendo assim são classificadas como um dilema social. O trabalho foca em dois tipos distintos de relação entre esforço e benefício: 1.Eleições: Onde a participação dos cidadãos é imprescindível pois estas só podem ser consideradas legítimas - no sentido conceitual - se o eleitorado possui espírito crítico em relação aos seus candidatos, ou seja, se este empregar esforço e dedicação na avaliação dos candidatos antes de votar, considerando o benefício da construção de uma representação política boa socialmente; 2. As questões de saúde pública sempre constituíram problemas de grande seriedade para o Estado. Na maioria dos casos, a participação dos cidadãos é essencial para garantir o sucesso da ação. Essa participação demanda um esforço individual para assegurar um benefício ao grupo: a não disseminação da doença. Assim, podemos considerar o caso como um dilema social especial, pois pode existir um (des)equilíbrio entre ganho social e pessoal. Através da análise de conteúdo, o trabalho busca avaliar como estes dois problemas especiais têm sido abordados por campanhas públicas, considerando as propostas teóricas dos dilemas sociais.

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