Estudo do torque elétrico formado no sistema elétrico de potência utilizando o Mod...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 04/03596-2 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de julho de 2004 |
Vigência (Término): | 30 de junho de 2005 |
Área do conhecimento: | Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência |
Pesquisador responsável: | Percival Bueno de Araujo |
Beneficiário: | Gabriel Cesar Ramos da Silveira |
Instituição-sede: | Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil |
Resumo Neste trabalho de Iniciação Científica pretende-se avaliar o torque elétrico (decomposto em parcelas de sincronização e amortecimento), formados no sistema elétrico de potência, através do dispositivo FACTS "Compensador Estático de Reativos". Para isto, será considerado um modelo linear "ampliado" de Heffron & Phillips do sistema "máquina síncrona ligada a uma barra infinita, através de uma linha de transmissão, com um compensador estático de reativos instalado" (MBI/SVC). Os diversos caminhos para a formação deste torque serão analisados e depois, se fará a separação em torques elétricos "direto" e "indireto". Do estudo destes torques, decompostos em parcelas de "sincronização" e "amortecimento", poderá se inferir pela estabilidade ou não do sistema elétrico de potência. Simulações serão realizadas através do software MatLab, dada a facilidade de programação e também o conhecimento que o aluno já possui a respeito de sua utilização. Os resultados obtidos permitirão uma melhor compreensão do problema e as conclusões decorrentes serão discutidas. (AU) | |