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Estudo dos torques de sincronizacao e amortecimento do sistema eletrico de potencia formados atraves do compensador estatido de reativos.

Processo: 04/03596-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2004
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Percival Bueno de Araujo
Beneficiário:Gabriel Cesar Ramos da Silveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Sistemas Eletricos De Potencia

Resumo

Neste trabalho de Iniciação Científica pretende-se avaliar o torque elétrico (decomposto em parcelas de sincronização e amortecimento), formados no sistema elétrico de potência, através do dispositivo FACTS "Compensador Estático de Reativos". Para isto, será considerado um modelo linear "ampliado" de Heffron & Phillips do sistema "máquina síncrona ligada a uma barra infinita, através de uma linha de transmissão, com um compensador estático de reativos instalado" (MBI/SVC). Os diversos caminhos para a formação deste torque serão analisados e depois, se fará a separação em torques elétricos "direto" e "indireto". Do estudo destes torques, decompostos em parcelas de "sincronização" e "amortecimento", poderá se inferir pela estabilidade ou não do sistema elétrico de potência. Simulações serão realizadas através do software MatLab, dada a facilidade de programação e também o conhecimento que o aluno já possui a respeito de sua utilização. Os resultados obtidos permitirão uma melhor compreensão do problema e as conclusões decorrentes serão discutidas. (AU)

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