Busca avançada
Ano de início
Entree

Projeto de um sistema de gerenciamento de vôo usando redes neurais

Processo: 09/14935-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2010
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Eduardo Morgado Belo
Beneficiário:Felipe Cezar Reis
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Redes neurais (computação)   Voo (engenharia de aeronaves)   Aeronaves não tripuladas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:controle de vôo | gerênciamento de vôo | Redes neurais | controle de vôo

Resumo

O projeto consiste no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de vôo utilizando redes neurais, que fará parte da conclusão do veículo aéreo não tripulado (VANT ou, na sigla em inglês UAV) da Equipe UAV - EESC - USP. Serão utilizados os resultados obtidos por outros membros da equipe como o sistema de telemetria e telecomando, o sistema de planejamento de vôo e guiamento e as derivadas de estabilidade dinâmica. O sistema de gerenciamento de vôo fica responsável por receber o sinal oriundo dos demais sistemas e enviar um sinal aos atuadores da fazendo com que esta descreva a trajetória planejada. Cabe também a este sistema monitorar do desempenho dos demais e fornecer dados necessários a validação do vôo. O uso de redes neurais possibilita a otimização do sinal diminuindo ruídos e melhorando a resposta do sistema, isso viabiliza um vôo mais suave e preciso do UAV. Dos diversos algoritmos existentes será utilizado o algoritmo Backpropagtion, em uma primeira análise, por ter apresentado bons resultados segundo Pinto e Lemos (2000). Todos os sistemas serão implementados utilizando o software MatLab e sua ferramenta Simulink que possuiu aplicativos destinados a estas análises. Em seguida o ambiente de desenvolvimento Control Desk da dSpace permitirá as primeiras simulações. E por fim, a aplicação na aeronave para testes em campo, através de um conjunto específico de hardwares como: FPGAs, sensores, atuadores, etc.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)