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Processo: | 07/03905-3 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Data de Início da vigência: | 01 de agosto de 2007 |
Data de Término da vigência: | 31 de julho de 2008 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas |
Pesquisador responsável: | Wilma Patricia Marzari Dinardo Maas |
Beneficiário: | Rafhael Borgato |
Instituição Sede: | Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil |
Assunto(s): | Literatura alemã Literatura inglesa Escolas literárias Individualismo Modernidade Estética (arte) |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Goethe | Hamlet | indivíduo moderno | Shakespeare | Sturm und Drang | Wilhelm Meister | Literatura alemã/literatura inglesa |
Resumo O projeto de pesquisa no qual se insere esta bolsa de Iniciação Científica trata da recepção e apropriação da obra dramática de William Shakespeare pela literatura de língua alemã do século XVIII. Tal recepção realiza-se em meio à polêmica entre uma incipiente modernidade, cujo precursor é Gotthold Ephraim Lessing, e a leitura da poética clássica e neoclássica feita por Johann Christoph Gottsched. Os esforços de Lessing no sentido da constituição de uma tragédia burguesa serão encampados por Goethe, na sua defesa de um teatro nacional alemão e pelas primeiras gerações românticas, entendendo-se aqui tanto os Sturm und Dränger quanto os Frühromantiker, que verão em Shakespeare o indicador de caminhos para sua própria modernidade literária. A influência de Shakespeare, a partir de sua apropriação pela geração literária do Sturm und Drang, expandir-se-á em direção a um novo conceito de humano surgido com o modo de produção cultural e social trazido pela burguesia. Será por meio da figura de Hamlet e seu caráter paradoxal que se compreenderá a intensificação do pensamento individual circular e contraditório em meio ao contexto de modernidade que se pretende delinear. O enfoque principal deste projeto é, pois, a identificação histórica e estética da transição entre um fazer literário aristocrático para um burguês, acompanhando assim a gênese do individualismo moderno. Para tanto, buscar-se-á identificar essa transição no modo de recepção de Shakespeare principalmente em Goethe e Lessing, recepção essa que se dá a paralelamente ao afastamento estético em relação ao neoclassicismo francês. | |
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