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Elaboracao e classificacao de um macropedolito e perfis de depositos tecnogenicos resultantes do uso e ocupacao do solo no corrego das furnas

Processo: 07/06954-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Maria Cristina Perusi
Beneficiário:Ernesto Vendramini Bergamaschi
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Ações antrópicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ação Antrópica | depósito tenogênico | macropedolito | Geografia Ambiental

Resumo

1 RESUMOA apropriação dos solos para produção de matérias primas, alimentos e urbanização, comumente resulta em alterações de suas características naturais uma vez que os artefatos produzidos e depositados pela dinâmica social se manifestam no meio, num processo de transformação da paisagem. Do ponto de vista pedológico, ao acúmulo de material produzido pela sociedade e incorporado aos solos, dá-se o nome de depósitos tecnogênicos.O projeto apresentado objetiva diagnosticar, classificar e amostrar, na forma de materiais didáticos, um perfil de solo e dois depósitos tecnogênicos resultantes do impacto ambiental provocado por usos diferenciados no entorno do Córrego das Furnas, município de Ourinhos-SP. Para tanto, utilizar-se-á a metodologia preconizada por Kiehl (1979) para elaboração dos macropedolitos e Lemos e Santos (1996), para retirada das amostras de solo no campo. As análises físicas serão feitas de acordo com a EMBRAPA (1997) e as análises químicas no Laboratório de Fertilidade do Solo da FE/UNESP Ilha Solteira – Sistema IAC.Os macropedolitos deverão permanecer no Laboratório de Geologia, Geomorfologia e Pedologia da UNESP-Campus Experimental de Ourinhos. Os mesmos ajudarão a ilustrar conceitos e conteúdos pertinentes aos processos de formação, desenvolvimento, conservação/degradação dos solos. Deverão ainda ser usado em aulas práticas bem como em visitas de escolas das redes públicas, particulares e cursos técnicos.

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