Busca avançada
Ano de início
Entree

Atitudes, crencas e opinioes de professores que ministram disciplinas de estatistica em cursos de graduacao no brasil em relacao a estatis tica.

Processo: 06/61009-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Nilson José Machado
Beneficiário:Ailton Paulo de Oliveira Junior
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estatística   Atitudes   Crenças   Graduação   Ensino
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atitude | Crenca | Ensino | Estatistica | Graduacao | Opiniao

Resumo

No inundo acadêmico atual, praticamente todas as carreiras do Ensino Superior (Exatas, Humanas e Saúde) têm em seu currículo uma disciplina introdutória de Estatística, prova de que o raciocínio estatístico e/ou probabilístico é considerado fundamental em quase todas as áreas do conhecimento. Neste trabalho pretendemos avaliar as atitudes, crenças e opiniões de professores de Estatística em relação à Estatística, em cursos da área de Humanas - Gestão e da área de Saúde -Bioestatística, onde se fazem necessários um maior número de docentes alocados para esta disciplina, e que venham a determinar o seu desempenho no processo ensino-aprendizagem. Para tanto, serão criados instrumentos, adaptados de um curso de Formação teórica e prática sobre a dimensão emocional de professores criado por Gómez Chacón (2003). Estes instrumentos serão validados utilizando o coeficiente alfa de Cronbach e após sua validação, aplicados a professores de Estatística das principais Universidades Públicas e Privadas do País selecionadas através do II Prêmio Melhores Universidades Guia do Estudante e Banco Real, pelo envio de mensagens via Web. Com tais resultados faremos uma reflexão sobre a importância dos aspectos afetivos no ensino da Estatística a partir da perspectiva deste grupo de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)