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O desenvolvimento da linguagem entre crianças de diferentes idades em uma escola de educação infantil

Processo: 01/12011-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2003
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Beatriz Belluzzo Brando Cunha
Beneficiário:Luciana Cristina Moco
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Desenvolvimento infantil   Desenvolvimento da linguagem   Relações interpessoais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividades Ludicas | Desenvolvimento Infantil | Educacao Infantil | Interacao Social | Linguagem

Resumo

Partindo do pressuposto de que a instituição educativa infantil tem potencial para ser um ambiente facilitador das interações entre crianças dos mais variados níveis de experiência e idades, favorecendo assim o desenvolvimento geral, faz-se necessário compreender como ocorrem estas interações, em que medida e de que forma estas efetivamente promovem o progresso da criança em direção a formação de conceitos mais complexos e de enriquecimento qualitativo e quantitativo da competência lingüística, tanto nas atividades lúdicas, quanto nas ações cotidianas vividas pela criança na escola de educação infantil. Neste sentido, a partir das referências teóricas de L S. Vygotsky, propomo-nos a investigar as interações entre crianças de diferentes faixas etárias no contexto institucional de uma escola de educação infantil da cidade de Assis/SP. Por meio de observações das atividades lúdicas desenvolvidas pelas crianças em grupos homogêneos e heterogêneos, quanto à faixa etária, pretendemos verificar os possíveis avanços que uma criança menor pode adquirir quando é colocada em contato com outra criança mais velha detentora de um vocabulário lingüístico mais desenvolvido e, portanto, com maiores possibilidades comunicativas sociais. Desta forma, a presente pesquisa poderá contribuir no sentido de levantar propostas para que o educador possa estruturar um ambiente facilitador a essas interações modificando espaços e estruturas antigas em favor das necessidades e potencialidades das crianças. (AU)

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