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Comparação entre as condições do ambiente e organização do trabalho de professores das redes municipal e estadual de ensino: repercussões sobre a saúde e a voz

Processo: 08/58336-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Emilse Aparecida Merlin Servilha
Beneficiário:Priscila Carla Celioto
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Distúrbios da voz   Professores   Riscos ocupacionais   Saúde do trabalhador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Disturbios Da Voz | Docentes | Riscos Ocupacionais | Saude

Resumo

As condições adversas relativas ao ambiente e organização do trabalho do professor constituem-se em riscos ocupacionais que contribuem para o comprometimento da saúde e da voz docente. A falta de cuidado com o ambiente escolar, especialmente o acúmulo de poeira, além do pó de giz, uso de produtos químicos fortes e irritantes ao sistema respiratório, aliados a uma estrutura rígida e burocrática que pressiona o professor e reduz sua criatividade produzem cotidianamente fatores estressantes e prejudiciais à saúde, à voz e à continuidade da carreira. Nesse contexto o objetivo dessa pesquisa é comparar as condições do ambiente e organização do trabalho de professores das redes municipal e estadual de ensino e suas repercussões sobre a saúde e a voz. Serão analisadas as respostas de 165 professores a um questionário elaborado e testado por Ferreira et. al. (2003) que inclui parâmetros quanto a dados pessoais, situação funcional, aspectos vocais e de saúde geral, hábitos, antecedentes familiares e ambiente de lazer. Os dados já se encontram digitalizados e nesse banco de dados será procedida a análise estatística das respostas dos professores por tipo de rede de ensino - municipal e estadual de modo a ressaltar suas peculiaridades ambientais, de saúde e de voz dos professores que lá trabalham. Em seguida, serão comparadas as características de cada rede de modo a revelar pontos comuns e divergentes. Os resultados serão apresentados em valores numéricos e percentuais. Espera-se colaborar para o detalhamento das nuances do uso de voz na docência em diferentes redes de ensino e subsidiar os professores e autoridades para promover mudanças nas condições do ambiente e organização do trabalho, de modo a reduzir riscos à saúde física e mental na instituição escolar. (AU)

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