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Professores com alteracao vocal: comparacao entre a avaliacao de voz realizada por eles proprios e a avaliacao fonoaudialogica.

Processo: 06/55029-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Emilse Aparecida Merlin Servilha
Beneficiário:Anna Flávia dos Reis
Instituição Sede: Faculdade de Fonoaudiologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Promoção da saúde
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao De Voz | Conhecimento Vocal | Fonoaudiologia | Promocao Da Saude | Voz Do Professor

Resumo

As pesquisas fonoaudiológica sobre a voz do professor têm mostrado resultados diversos quando o tema focaliza o conhecimento que os professores têm de sua própria voz, sendo mais comum, contudo, aqueles que indicam a falta dessa percepção docente em relação a presença de alterações vocais, comprometendo seu fazer pedagógico e sua saúde. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é comparar a avaliação vocal de professores com queixas vocais, realizadas por eles próprios e a avaliação fonoaudiológica. Participarão desta pesquisa professores da rede municipal de ensino da cidade de Salto - SP, em que um questionário apresentado pela pesquisadora, mencionarem apresentar alteração de voz. Após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, será procedida a gravação de uma amostra de voz dos sujeitos, que depois de organizadas serão avaliadas por três juízas fonoaudiólogas, especialistas em voz. A avaliação consistirá em assinalar a presença ou ausência de alteração vocal e em caso positivo, as juízas deverão classificar a qualidade vocal de cada professor utilizando como referência a proposta por Behlau et al (2001). Serão comparadas as avaliações de professores e fonoaudiólogos para averiguar similitudes e divergências. Os dados receberão tratamento quantitativo, expressos em valores numéricos- e percentuais. Este tipo de estratégia de pesquisa é bastante valorizado em Fonoaudiologia, uma vez que combina duas fontes de dados: avaliação do sujeito da pesquisa e do fonoaudiólogo. (AU)

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