Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos de enfrentamento do stress entre alunos do quarto ano do curso de graduacao em enfermagem.

Processo: 06/61169-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Estela Regina Ferraz Bianchi
Beneficiário:Adriana Moreira da Silva
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mecanismo de enfrentamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alunos De Enfermagem | Coping | Graduacao Em Enfermagem

Resumo

O aluno de enfermagem durante a graduação está sujeito a inúmeros estressores, especialmente durante o último ano da graduação no qual ocorre uma fase de transição entre a vida acadêmica e a profissional. Vários fatores estressantes permeiam esse período como ansiedade relacionada ao término do curso, incertezas e inseguranças ligadas ao futuro e ao novo "papel" que deverá ser assumido, deslocamento no ciclo de amizades, dificuldades para concluir a monografia. O modo como o estudante enfrenta esses estressores ou os mecanismos de coping que ele utiliza poderão contribuir ou prejudicar quanto aos aspectos relacionados às atividades biopsicossociais e acadêmicas do indivíduo. Assim surge o interesse em se conhecer quais as estratégias de enfrentamento do stress o estudante utiliza durante esse período, tanto pelas repercussões que podem vir à tona em sua vida, como pela ausência até o momento de estudos relacionados ao uso de coping pelos alunos de enfermagem especificamente durante o quarto ano da graduação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)