Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise preliminar de facies do intervalo limite subgrupo itarare sugrupo guata (neopaleozoico), bacia do parana no norte do estado de santa catarina, brasil.

Processo: 00/02516-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2001
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Jose Roberto Canuto
Beneficiário:Antonio Marcelo Chaves Junior
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estratigrafia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estratigrafia | Estratigrafia De Sequencia | Faciesl | Formacao Rio Do Sul | Neopaleozoico | Subgrupo Itarare

Resumo

O projeto visa efetuar uma reavaliação dos tratos de sistemas deposicionais definidos neste complexo intervalo sedimentar, através de revisão de parte dos afloramentos já estudados do Perfil Q-CT-I, relativos à passagem Subgrupo Itararé/Subgrupo Guatá, entre os km 25 e 30 da BR-116, em SC, por terem sido detectados espaços vazios verticais na coluna construída preliminarmente. Para tanto, deverão ser revistas, além dos afloramentos, as fácies, associações faciológicas e tratos de sistemas deposicionais ao longo desse intervalo. Deverá ser revisado, ainda, o empilhamento estratigráfico das associações faciológicas e tratos de sistemas deposicionais através dos reestudos mencionados acima. Para efeito de comparação e complementação do registro sedimentar vertical, será examinado um outro perfil, ao longo de estrada secundária, aproximadamente paralela ao primeiro, elaborando-se a respectiva descrição dos afloramentos, a identificação de fácies, associações faciológicas e tratos de sistemas deposicionais, trabalho este que permitirá que se faça a pretendida reavaliação; objetivo do tema desta proposta, na área do estudo. Pretende-se ainda, se houver condições favoráveis, realizar visitas a alguns afloramentos que, provavelmente, devem estar expostos ao longo da estrada de ferro, também aproximadamente paralela ao perfil Q-CT-I, conforme demostrado no mapa de localização. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)