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Superação de barreiras de entrada no mercado competitivo: análise das estratégias das pequenas empresas

Processo: 98/05141-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 1998
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1999
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Edmundo Escrivão Filho
Beneficiário:Daniella Yada Negroni
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Empreendedorismo   Pequenas e médias empresas   Competitividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Barreiras De Entrada | Empreendedorismo | Estrategias Competitivas | Pequenas Empresas

Resumo

A literatura geralmente classifica as barreiras de entrada em seis fontes: economias de escala, diferenciação do produto, necessidade de capital, custos de mudança, acesso aos canais de distribuição e política governamental (PORTER, 1997). Para que as empresas entrantes superem estas barreiras de entrada, elas devem traçar estratégias de vantagens competitivas. Segundo Longenecher (1997), as principais estratégias para que as empresas entrantes possuam vantagens competitivas sobre as empresas estabelecidas são: vantagem de custo e vantagem de diferenciação do produto. Pouco tem-se observado a respeito de estudos de barreira de entrada no mercado, principalmente, no que se refere às estratégias adotadas pelos pequenos empresários para superar tais barreiras. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo central: identificar as estratégias adotadas pelos pequenos empreendedores para superar as barreiras de entrada e permanecer no mercado competitivo a longo prazo. (AU)

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