Busca avançada
Ano de início
Entree

Viabilidade técnica da infecção experimental de cobaias com o Herpesvirus Bovino tipo 1 (BoHV-1) e com o vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV)

Processo: 08/11215-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Samir Issa Samara
Beneficiário:Iggor Kallyl Tavares e Azevedo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Infecção experimental   Cobaias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:BoHV-1 | Bvd | Bvdv | cobaia | Ibr | infecção experimental | Viroses da Reprodução

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo quantificar os anticorpos produzidos em bovinos e cobaias após inoculação de suspensão viral com BoHV-1, BVDV-1 e BVDV-2, e analisar comparativamente, ao longo do tempo, a cinética dos anticorpos produzidos, estabelecendo a partir daí o modelo mais viável economicamente para avaliação de imunidade ativa, que poderá proporcionar perspectivas para futuramente testar vacinas comerciais. A determinação de modelos experimentais para testar vacinas contra BoHV-1 e BVDV traz grandes vantagens, como por exemplo a possibilidade de usar grande número de animais nos testes, diminuir os custos na compra e manutenção de animais, além de requerer menor infra-estrutura em alojamentos e facilidade em selecionar animais não infectados naturalmente para se realizar os testes. Para isto, serão utilizados 8 bovinos que serão organizados em 4 grupos de 2 animais; um grupo será mantido como controle e em cada um dos demais será inoculado suspensão viral de um dos vírus (BoHV-1, BVDV-1 e BVDV-2). Para a inoculação em cobaias com BoHV-1 serão utilizados 20 animais e serão testadas 2 diluições virais diferentes, sendo 8 animais desafiados e 2 mantidos como controle, além de 4 animais que ficarão isolados para o controle geral. Já para a inoculação com BVDV-1 e BVDV-2 serão utilizadas 25 cobaias para cada vírus e testando-se 3 diluições virais diferentes. No geral, de todos os animais será colhido sangue nos dias 0, 7, 14, 21, 30, 45, 60, 75 e 90 do experimento para testar laboratorialmente as amostras em duplicata pela técnica de virusneutralização (VN). A comparação entre as médias será realizada por meio de análise de variância de Tukey, com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)