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Habilidades sociais e habilidades sociais educativas parentais: um estudo de caracterizacao.

Processo: 06/04821-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Caroline Garpelli Barbosa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Habilidades Sociais | Habilidades Sociais Educativas Parentais

Resumo

Muitos estudos apontam que problemas de comportamento e habilidades sociais educativas parentais são variáveis que estão diretamente relacionadas. O manejo inefetivo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento, promovendo falhas no desenvolvimento de comportamentos sociais positivos e comunicativos da criança. Famílias que estimulam comportamentos socialmente habilidosos por meio de disciplina consistente, interação positiva e supervisão das atividades das crianças, parecem favorecer o desenvolvimento social e cognitivo de seus filhos. Assim, intervir no relacionamento dos pais parece ser uma saída para minimizar indicativos de problemas de comportamento, de forma a garantir a promoção de habilidades necessárias para lidar com as dificuldades de seus filhos. Para uma efetiva intervenção é recomendado caracterizar as demandas das pessoas que procuram por atendimento, seja através da caracterização do repertório de pais e de mães, seja da caracterização das dificuldades e/ou habilidades das crianças e/ou adolescentes, a fim de permitir a elaboração de estratégias mais condizentes com a população atendida. O objetivo central deste projeto de pesquisa é o de caracterizar: as queixas e dificuldades encontradas na interação com filhos e as habilidades sociais educativas parentais e gerais de um grupo de pais e de mães que buscaram atendimento psicológico, nos anos de 2004 a 2006, em um Centro de Psicologia Aplicada (CPA) de uma universidade pública do estado de São Paulo, para melhorar a relação estabelecida com seus filhos e reduzir problemas de comportamentos, tais como desobediência e agressividade. Para a caracterização da clientela serão analisados os dados previamente obtidos através de entrevistas e de inventários.

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