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Estudo de criancas asmaticas, sua qualidade de vida e modos de enfrentamento utilizados pelo cuidador

Processo: 08/58938-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Gimol Benzaquen Perosa
Beneficiário:Isabel de Andrade Amato
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida   Cuidadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Asma Infantil | Cuidador | Doencas Cronicas Infantis | Qualidade De Vida

Resumo

Se os avanços da Medicina, nos últimos anos, melhoraram significativamente as chances de sobrevida de crianças acometidas por quadros crônicos, há evidências consistentes mostrando que esses quadros acarretam prejuízos na vida social e familiar dessas crianças, com comprometimento emocional e de aprendizagem, podendo ter repercussões em sua vida, quando adultas. Partindo do pressuposto que os profissionais da saúde, ao lado do controle da doença, devem se preocupar com maximizar as condições de desenvolvimento dessas crianças e com a qualidade de vida da criança e da família. Esse projeto visa avaliar a qualidade de vida de crianças asmáticas, de 4 a 12 anos de idade, atendidas no ambulatório de asma da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP. Para isso, aproximadamente 100 crianças de ambos os sexos responderão a um questionário de qualidade de vida, a Escala de Qualidade de Vida - AUQEI, com vistas a explorar como percebem o papel da doença em suas relações familiares, lazer, escola, cuidados com saúde e autonomia. Concomitantemente seu cuidador responderá ao mesmo questionário e a uma escala de enfrentamento: a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas (EMEP). Pretende-se dar tratamento estatístico aos dados, com o objetivo de confrontar as percepções sobre qualidade de vida de crianças e pais e especialmente a relação entre qualidade de vida da criança, idade, gravidade do quadro, e formas de enfrentamento familiar. (AU)

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