Busca avançada
Ano de início
Entree

Luzes e sombras nas relacoes mistas: com familia, amigos, colegas e professores, sob a otica de estudantes universitarios com deficiencia fisica ou sensorial.

Processo: 97/01703-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1997
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1998
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Lígia Assumpção Amaral
Beneficiário:Helena Barbosa Cardoso Guimaraes
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Os relacionamentos têm papel fundamental na vida dos seres humanos, já que podem atuar como facilitadores ou limitadores do desenvolvimento. Isto também ocorre com o deficiente, e de forma bastante intensa, visto que o apoio pode auxiliar no florescimento de suas potencialidades, enquanto o estigma pode atuar no sentido contrário, inclusive "aumentando" as limitações. O objetivo da pesquisa é, então conhecer, a partir da ótica do estudante universitário com deficiência física ou sensorial, peculiaridades presentes em suas relações com o "outro" não deficiente, seja este um membro da família, do círculo de amigos, ou colega da escola ou universidade. Adicionalmente será possível conhecer peculiaridades nas relações com o "outro" também deficiente. Para isto devem ser contatados alunos, com deficiência, cursando graduação ou Pós-graduação na USP e em outras universidades da cidade de São Paulo, que estejam disposto a colaborar com pesquisa. Os instrumentos de investigação serão: questionário de caracterização (sexo, idade, etc.) e entrevista semi-dirigida, com roteiro que contemple tópicos relativos às questões propostas no projeto à análise das falas dos participantes será de cunho qualitativo, considerando tanto os conteúdos explícitos/manifestos como os implícitos/latentes, a partir de alguns indicadores temáticos levantados aprioristicamente e daqueles emergentes da leitura do material. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)